INTRODUÇÃO: A metodologia ativa estimula o discente a adquirir competências tanto técnicas, quanto humanísticas e éticas. Para isso, possui diversas estratégias pedagógicas que propõe uma aprendizagem significativamente crítica. Entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas que permite aos alunos o reconhecimento de problemas e propor soluções de forma científica, profissional e ética. Sendo assim, é fundamental para a enfermagem pela formação de qualidade. OBJETIVO: Relatar a experiência do discente de enfermagem numa universidade pública de Sergipe acerca da utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas durante a graduação. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Com a participação dos discentes do curso de bacharelado em enfermagem durante o terceiro e quarto período da graduação, utilizando situações-problema influenciadas pela metodologia de problematização e aprendizagem baseada em problema em uma universidade pública de Sergipe. RESULTADOS: A metodologia é utilizada durante todo processo de formação dos discentes, e está estruturada da seguinte forma: inicialmente, os discentes são estimulados a apresentar seu conhecimento prévio, vivências individuais para solução do caso problema apresentado pelo docente, realiza-se discussão entre os discentes sob orientação do docente, são estabelecidos os objetivos para busca de referências sobre a temática. Por fim, são compartilhadas todas as informações para solucionar os objetivos propostos. Durante todo processo, estimula-se o raciocínio crítico entre os discentes para solucionar problemas da prática clínica da enfermagem. CONCLUSÃO: Diante do relato, conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas facilita a aprendizagem dos discentes, sendo assim, importante como estratégia de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem, visto que, desenvolve habilidade necessária para a prática do exercício profissional.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com