Introdução: A Dengue é uma doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico é um vírus pertencente à família Flaviridae, de genoma RNA, do qual são conhecidos quatro sorotipos (DEN-1, DEN-2, DEN-3, e DEN-4). É transmitido por picadas de insetos de hábitos urbanos, tendo como principal vetor, o Aedes aegypti. Objetivo: Analisar o número de internações hospitalares pediátricas por Dengue Clássica e Febre Hemorrágica da Dengue no Estado de Sergipe. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, análise de série temporal, de natureza quantitativa, utilizando dados secundários coletados no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do período entre janeiro de 2017 a dezembro de 2019. Os dados foram analisados por estatística descritiva via Programa Microsoft Excel®. A variável analisada foi o ano de processamento. Resultados: O número total de internamentos entre a faixa etária de 0 a 14 anos, foi de 823 durante os três anos. Dentre esses, o ano com maior prevalência de internações foi 2019 com 95,38% (n= 785), seguido de 2017 com 3,04% (n=25), e 2018 com 1,58% (n=13). Discussão e conclusão: A análise dos dados permitiu identificar que o ano de 2019 apresentou muitos casos de internamentos o que leva a necessidade de buscar compreender os motivos para esse aumento, inferir a possibilidade de falhas nas medidas de prevenção quanto a proliferação do vetor, dificuldades no manejo clínico inicial, o qual reduz as complicações e consequentemente, os internamentos hospitalares. Contribuições e Implicações: A análise de dados de saúde e consequentemente a geração de Informações em Saúde, permite ao profissional de enfermagem o planejamento para reorganização dos serviços com a finalidade de atender as necessidades da população. Portanto, é notório a relevância do estudo para a prática profissional da categoria.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com