Introdução: a higiene das mãos (HM) é uma das medidas primordiais para redução das infecções, além de promover segurança do profissional e do paciente. Objetivo: analisar a adesão à técnica de HM realizada pelos profissionais de saúde. Método: estudo observacional, transversal, realizado em um hospital público, entre maio de 2019 a fevereiro de 2020. Realizada observação não participante das etapas da técnica de HM, presente no material ilustrativo “Como higienizar as mãos com água e sabonete?”, da ANVISA. A adesão foi mensurada através de um escore de 0 a 11 pontos, criado a partir do cumprimento das etapas, permitindo seguintes cortes: baixa adesão para o escore zero a <6 pontos, moderada adesão de 6 a 8 pontos, alta adesão acima de 8 e adesão máxima 11 pontos. Os dados foram analisados no Programa IBM®?SPSS, versão 21, mediante estatística descritiva. Resultados: participaram 73 (100,0%) profissionais de saúde, sendo 52 (71,2%) da equipe de enfermagem. Ninguém cumpriu todas as etapas da técnica preconizada. A etapa 1 (aplicar sabão) teve maior adesão, 69 (94,5%), a etapa 5 (esfregar o dorso dos dedos) a menor adesão, 6 (8,2%). O escore médio obtido para todas as etapas foi 6,9 (DP= 1,6, Mínimo = 2, Máximo = 10, IC95%: 6,5-7,2), denotando adesão moderada. Discussão: são necessárias intervenções para mudanças na cultura institucional e no comportamento dos profissionais, garantindo a técnica correta, desde o momento para a HM até o passo-a-passo preconizado. Conclusão: identificou-se adesão moderada a técnica, acredita-se que os dados elencados possam dar subsidio para novas ações junto a equipe multiprofissional. Contribuições e implicações para a Enfermagem: os achados reforçam a necessidade de estratégias gerenciais que motivem os profissionais a realizar a técnica de forma correta, em um processo contínuo e sistematizado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com