Introdução: Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada dia, há mais de 1 milhão de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos. O corrimento vaginal é a principal queixa relatada por mulheres em idade reprodutiva nos serviços de saúde sexual e reprodutiva. No Brasil, a enfermagem presta cuidado a esses casos, utilizando protocolos padronizados pelo Ministério da Saúde e aplicando o processo de enfermagem. Objetivo: Elaborar diagnósticos de enfermagem relacionados às Infecções que causam corrimentos vaginais e cervicite. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, realizada a partir da aplicação da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) versão 2019-2020 para padronização da linguagem, especificamente, de diagnósticos de enfermagem, relacionados a sintomas descritos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêutica para Atenção Integral às Pessoas com IST’s – 2020 que culminam em síndrome do corrimento vaginal e cervicites. Resultados: Foram elaborados os seguintes diagnósticos de enfermagem: presença de dispareunia, prurido moderado em região vulvar, secreção anormal da vagina, presença de eritema em região vulvar, presença de dor crônica na pelve, presença de dor durante a micção e presença de odor fétido na vagina. Discussão e Conclusão: A abordagem às IST’s demanda do profissional um julgamento clínico criterioso e a Taxonomia CIPE traz sete eixos Foco, Julgamento, Localização, Tempo, Ação, Meio e Cliente, que permitem a elaboração de enunciados detalhados e padronizados em enfermagem. Portanto, os diagnósticos de enfermagem elencados nesse estudo englobam fatores clínicos essenciais para elaboração do plano de cuidado. Contribuições e implicações: De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem-358/2009 a construção do diagnóstico de enfermagem é privativa ao enfermeiro. Portanto, é notaria a contribuição do estudo para efetivação da prática profissional.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com