Introdução: Segundo o conselho regional de enfermagem (COREN), todo serviço necessita trabalhar com uma margem de segurança onde há uma previsão da ocorrência de afastamentos por problemas de saúde, falecimento de familiares, acompanhamento de familiares em hospitalizações entre outras. Objetivo: Relatar os enfrentamentos da gestão de enfermagem em relação ao absenteísmo no período da pandemia pelo Covid 19. Metodologia: Trata-se de um relato da experiência da vivencia de enfermeiras gestoras da equipe de enfermagem em internamentos cirúrgicos de um hospital de grande porte da rede pública do nordeste brasileiro. Resultados e discussão: O enfrentamento ao aumento da taxa de absenteísmo destaca-se como um grande desafio para gestão, devido ao aumento do número de atestados apresentados e afastamento por longo período, quando profissional é infectado pelo vírus. Além disso, os profissionais sintomáticos ou pertencentes ao grupo de risco, que também permanecem afastados. Além das ausências relacionadas a infecção pelo coronavírus, existem os afastamentos por outros diagnósticos como ansiedade e depressão, gerando a necessidade de cobertura de plantões e até mesmo dobras, trazendo aos profissionais situações estressantes, além de sobrecarga física e emocional. Entre as dificuldades gerenciais neste momento de pandemia, citamos a falta de orientação ao profissional no período de isolamento e a não padronização de condutas entre as instituições, principalmente no que diz respeito ao retorno dos profissionais às suas atividades. Enquanto gestão é necessário compreender que ao retornar alguns profissionais apresentam angústias e sofrem preconceitos da equipe, sendo necessário um diálogo acolhedor e esclarecedor objetivando a reinserção desse profissional ao seu ambiente de trabalho. Considerações finais: Podemos afirmar que o aumento da taxa de absenteísmos é um grande desafio para a gestão de enfermagem, sendo necessário criar estratégias gerenciais para evitar dobras, bem como, sobrecarga de trabalho dos profissionais.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com