INTRODUÇÃO: O vírus da imunodeficiência Humana (HIV) é transmitido através de contato sexual, exposição ao sangue ou fluidos orgânicos infectados e por Transmissão Vertical (TV) - mãe-filho. OBJETIVO: Descrever medidas de prevenção da Transmissão Vertical na assistência à saúde reprodutiva de mulheres HIV+. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira De Tese e Dissertações (BDTD), utilizando os Descritores em Ciências Saúde: “Soropositividade para HIV” e “Transmissão Vertical”. Foram selecionados 9 artigos científicos, tendo como critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, entre 2015 e 2020, em portugês, online. Como critérios de exclusão: artigos repetidos e não correspondentes ao objetivo. RESULTADOS: Mulheres que vivem com HIV e expressam desejo da maternidade frequentemente postergam-o ou abolem, após o diagnóstico. Entre 50 e 70%, a TV pode ocorrer no período próximo ou durante o parto. Os principais fatores de risco incluem a doença avançada da mãe com carga viral plasmática elevada, o aleitamento materno, via de parto, prematuridade e tempo de ruptura de membrana. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Práticas como a testagem para HIV no pré-natal, utilização de terapia antirretroviral na gestante e no recém nascido, não amamentação e parto cesáreo se fazem importantes para a redução da TV. O Sistema Único de Saúde preconiza o aconselhamento, acompanhamento e tratamento do HIV ao longo da gestação e pós-parto, prevendo políticas de proteção aos direitos reprodutivos e sexuais. É preciso conhecer as práticas e decisões na assistência e os contextos de vida, identificando as intenções dessas mulheres quanto a sua sexualidade e reprodução. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Atualizar-se sobre as práticas de prevenção da TV permitirá pensar em estratégias efetivas para integrar o cuidado a essas mulheres.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com