Introdução: Desde que a Doença Coronavírus (COVID-19) foi declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, importantes repercussões clínicas, sociais, políticas e econômicas surgiram, deixando marcas, consequências e aprendizados. Hospitais precisaram reescrever suas rotinas e procedimentos operacionais. Objetivo: Descrever os impactos dessa pandemia na Unidade de Cuidado Coronariano de um hospital de ensino de Belo Horizonte, referência em atendimento de nível terciário da rede pública de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, baseado no cotidiano profissional das autoras, no período de Março a Agosto de 2020, a partir da vivência assistencial/gerencial de enfermagem, traduzida em práticas, observações, estudos, discussões e adaptações no setor e instituição referidos. Resultados: As mudanças ocorridas na Unidade de Cuidado Coronariano, tal como sua transformação em CTI geral, foram responsáveis por grande impacto nos processos de trabalho da equipe de enfermagem, que passou a lidar com novo perfil de pacientes, além dos afastamentos e adoecimento dos profissionais, gerando estresse e sobrecarga de trabalho. Salienta-se que, com essa transformação, foi extinto o leito reservado para Síndrome Coronariana Aguda (SCA) com supra de ST e angioplastia primária, condição grave e emergente nas cardiopatias. Isso aumenta o sinal de alerta para questões inerentes ao manejo dessa condição clínica. Cirurgias eletivas foram reagendadas e/ou canceladas. Conclusões: Ações precisam ser planejadas para que não haja prejuízo aos usuários dos serviços de saúde e para que os profissionais de enfermagem tenham um ambiente laboral mais saudável, com melhores condições para uma assistência segura e qualificada. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Destaca-se o protagonismo da enfermagem no cenário pandêmico que, mesmo em condições não ideais, readaptou seu processo de trabalho, priorizando uma assistência de qualidade aos seus pacientes.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com