Introdução: A se considerar o envelhecimento populacional, observa-se mais oportunidades de convivência entre idosos e crianças, que implicam em novos desafios à configuração familiar. Uma vez que as atitudes em relação à velhice são formadas precocemente, compreende-las pode possibilitar intervenções mais efetivas, capazes de modificar ou melhorar atitudes que exerçam influência na saúde dos idosos. Objetivo: Avaliar atitudes de crianças e adolescentes em relação ao idoso no contexto familiar. Métodos: Estudo transversal, com abordagem quantitativa; composto por 41 crianças e adolescentes de uma escola pública de Uberaba-MG. Após a caracterização sociodemográfica, a atitude perante o Idoso foi avaliada pela Escala Todaro. Resultados: Da totalidade de participantes 51,2% eram do sexo feminino, 43,9% se autodeclararam da raça/cor parda. Prevaleceram indivíduos matriculados no sexto ano do ensino fundamental. A presença de domicílios intergeracionais foi verificada pela identificação de crianças e adolescentes que dividem a residência com idosos, representados por 34,1% dos entrevistados, dos quais 85,7% tinham como grau de parentesco a relação avô(a)/neto(a) e 42,9% residiam com idosos do sexo feminino. Quando questionados se recebiam informações sobre o processo de envelhecimento na escola, 82,9% dos entrevistados responderam negativamente. Na avaliação da atitude em relação à velhice, a pontuação média das crianças foi de 1,5 pontos (DP = 0,35); o que denota que a atitude das crianças no presente estudo foi considerada positiva. Conclusão: Entender a qualidade da relação intergeracional pode fornecer subsídios para o reconhecimento da criança como aliado no envelhecimento saudável e ativo do idoso, construindo laços positivos e melhorando o relacionamento entre gerações. Pontua-se a importância da abordagem dos processos que circundam o envelhecimento no âmbito escolar, haja vista que a oportunidade precoce de conscientizar sobre o ‘ser’ idoso pode influenciar o modo pelo qual estas crianças irão se relacionar com estes indivíduos e possibilitar reflexões sobre como irão envelhecer.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com