FATORES DESENCADEANTES PARA A ENXAQUECA E A LUTA DE UM TRATAMENTO EFICAZ: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Introdução: Caracterizada por crises de dores de cabeça bilaterais ou unilaterais de início ardiloso, mas progressivo, a cefaléia é dividida em: cefaléia primária e secundária, podendo atingir uma intensidade moderada a severa, acompanhadas de intolerância à: ruídos, cheiros, luz, cinesifobia e/ou vômitos. Objetivos:.Destacar os principais fatores desencadeantes da cefaléia e os métodos terapêuticos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados os descritores de forma combinada por meio do operador booleano AND. Foram selecionados 15 artigos publicados num período entre 2013 à 2020. Resultados: A partir da análise dos estudos, é possível dentre os principais fatores contribuintes para o aparecimento da enxaqueca, vale destacar: a alimentação inadequada, distúrbios emocionais, estresse, depressão, privação ou excesso de sono, fadiga e medicamentos. Há também uma forte relação entre a dor de cabeça com o tabagismo frequente, falta de atividade física e sobrepeso. Discussão: Apesar da fisiopatologia da doença ser pouco conhecida e ainda não ter um tipo de tratamento eficiente, é notório que os sintomas da enxaqueca estão ligados ao estilo de vida adotado pelo portador. Conclusão: Uma vez que a enxaqueca altera a qualidade de vida do paciente, os maiores métodos de prevenção e melhora da patologia são a aplicação de intervenções com o intuito de minimizar seus fatores desencadeantes. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: O enfermeiro é o profissional de saúde que passa mais tempo com o paciente, coletando informações e indagações, dessa forma, saber os principais fatores desencadeantes da enxaqueca é essencial ao prestar ao cuidado para uma educação em saúde eficaz. Descritores: Cefaléia Histamínica; Transtornos de Enxaqueca; Cefaléia.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com