LEUCEMIA NO PACIENTE PEDIÁTRICO: AVALIAÇÃO DOS TIPOS DE TRATAMENTO
Introdução: A leucemia é um tipo de doença maligna e complexa em que ocorre uma diferenciação celular no grupo das células leucocitárias, especificamente, nas células chamadas de blastos. Apesar dessa patologia ser caracterizada por afetar a produção dos glóbulos brancos (leucócitos), ela também consegue afetar a produção das hemácias e das plaquetas, que são as células que compõe a medula óssea. Objetivos: Avaliar os tipos de tratamento em pacientes com leucemia na infância. Método: Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. Para realização do estudo, foram consultados os seguintes portais e bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados os descritores de forma combinada por meio de operadores booleanos (AND). Foram selecionados 5 artigos publicados nos últimos 10 anos. Resultados: Após uma análise dos estudos, o tratamento da leucemia tem como finalidade destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Os principais procedimentos médicos no tratamento são: mielograma, punção lombar, cateter venoso central, transfusões de sangue. Discussão: A leucemia é o tipo de câncer mais comum entre crianças e apesar de assustador, conta com índices elevados de cura, mais de 80% dos casos. Conclusão: Uma vez que devido aos elevados índices de casos, o câncer de maneira geral alcança números alarmantes e por isso é muito importante adotar medidas preventivas, controlando os fatores de riscos e visitas regulares ao médico para que assim sejam feitos exames de rotina regularmente. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: O profissional de enfermagem tem o papel de extrema importância, pois ajudará no tratamento, fazendo com que o paciente fique mais motivado para prosseguir e obtenha evoluções positivas. Palavras-Chaves: Leucemia na Infância; Leucemia Linfoide Aguda; Tratamento da Leucemia.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com