INTRODUÇÃO: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) através de ações como visitas domiciliares e educação em saúde, estão presentes nos diversos contextos culturais e geográficos da comunidade. OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos ACSs sobre o puerpério. MÉTODOS: Estudo quantitativo, descritivo, integrante de uma pesquisa maior denominada: “Análise do conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre o cuidado pré-natal”. Os dados foram coletados entre dezembro/2019 e fevereiro/2020 através de um questionário autoaplicado, preenchido pelos ACSs que atuavam nas unidades de saúde da zona rural e zona urbana do município, totalizando 175 profissionais. Devido as perdas, participaram do estudo 153 ACSs. Foi considerado como conhecimento adequado o ACS que assinalou corretamente 70% ou mais das questões referentes ao puerpério. RESULTADOS 95,5% dos profissionais apresentaram conhecimento adequado sobre o puerpério. Entretanto, observou-se alguns conhecimentos equivocados: 51,6% acreditam que a mulher que teve cesárea deve ficar 15 dias em repouso absoluto no pós-parto; 14,4% apontaram que sinais de depressão e ansiedade no puerpério são comuns, não havendo necessidade de acompanhamento profissional; para 7,8% o acompanhamento no pós-parto é de responsabilidade apenas do médico e da enfermeira. DISCUSSÃO: Todavia, tais conhecimentos equivocados podem contribuir para práticas que podem comprometer a saúde da mulher no pós-parto, a exemplo do risco da formação de trombos no repouso absoluto, por tempo prolongado e sem a devida indicação médica, a não assistência aos possíveis casos de depressão pós-parto e o não acompanhamento domiciliar do ACS às puérperas. CONCLUSÃO: Os ACS possuem conhecimento satisfatório sobre puerpério. Contudo, é necessário sensibilizá-los e capacitá-los objetivando a melhoraria da assistência desses profissionais às puérperas, o que pode impactar positivamente na saúde materna e neonatal da população assistida. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A identificação do conhecimento dos ACS sobre o pós-parto pode contribuir para a realização de capacitações que melhorem o cuidado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com