INTRODUÇÃO: As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são caracterizadas por possuir elevado nível tecnológico e equipe especializada à assistência de pacientes críticos. Este ambiente exige cuidados de alta complexidade atrelado a práticas humanizadas que perpetuem a integralidade do cuidado, tal como propõe a Política Nacional de Humanização (PNH). OBJETIVO: Identificar os desafios do processo de humanização na assistência ao paciente na UTI. MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, realizado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: “Humanização da Assistência” e “Unidades de Terapia Intensiva . Foram selecionados 4 artigos científicos, tendo como critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, no período de 2016 a 2020, em português e inglês, online. Como critérios de exclusão: artigos repetidos e não correspondentes ao objetivo. RESULTADOS: O processo de humanização na UTI enfrenta barreiras como a falta de comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários, o desconhecimento da PNH e precarização e mecanização do trabalho da enfermagem. Em contrapartida, quando é oferecido um cuidado/atendimento humanizado são obtidos resultados positivos aos pacientes, e seus familiares, implicando na melhora para além da esfera biológica. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A implementação da PNH é imprescindível para modificar o ambiente de trabalho, a partir da escuta, da gestão democrática, na cultura humanista, aproximar teoria e prática. Assim, a humanização na UTI promove uma prática de qualidade, holística, reverberando em benefícios tanto para o paciente quanto para os profissionais envolvidos que desenvolvem habilidades fomentadoras do cuidado integral. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O conhecimento da PNH pela enfermagem é essencial para garantir a efetividade do trabalho desses profissionais e implementar a humanização no ambiente da UTI.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com