A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) EM PACIENTES SUBMETIDAS A HISTERECTOMIA
Introdução: De acordo com RIBEIRO et al. (2019) a histerectomia é um procedimento cirúrgico que ocorre a remoção do útero, causando instabilidades físicas e emocionais na mulher devido a associação do órgão com feminilidade e a maternidade. Dessa forma, o profissional de enfermagem deve aplicar a Sistematização de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) para minimizar as implicações. Objetivos: Enfatizar a importância da aplicação da SAEP em pacientes submetidas a Histerectomia. Método: Refere-se a uma revisão de integrativa com abordagem qualitativa. Foram consultados as bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os descritores foram empregues de forma conjunta por meio do operador booleano AND. Foram selecionados 8 artigos. Resultados: A SAEP norteia a prática profissional no centro cirúrgico promovendo a assistência integral ao paciente. Desse modo, em relação aos cuidados no pré-operatório, estudos mostram que o enfermeiro ao fornecer informações claras sobre o procedimento, diminui o medo e a insegurança da mulher. Em relação ao intra e pós-operatório imediato, o enfermeiro tem o papel de prevenir as eventuais complicações pós-cirurgia e anestésicas. Discussão: Tendo em vista que a Histerectomia é um procedimento invasivo a qual afeta os aspectos físicos e psicoemocionais da mulher, é imprescindível a aplicação dos cuidados perioperatórios de enfermagem. Conclusão: Uma vez que a SAEP contribui no sucesso do tratamento, vale ressaltar a importância da capacitação dos profissionais e o aperfeiçoamento da aplicação do método em Histerectomias. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: O profissional de enfermagem ao aplicar a SAEP terá seus cuidados direcionados, favorecendo a agilidade do tratamento e evitando as possíveis complicações por conta do procedimento, Por fim, a falta de aperfeiçoamento na área poderá implicar na qualidade do atendimento prestado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com