Introdução: Inúmeras são as mudanças físicas e comportamentais expressas na adolescência. A educação sexual é de extrema relevância para a construção e expressão saudável desses indivíduos, sendo um instrumento de orientação e reflexão acerca do próprio corpo. Objetivo: Relatar a vivência de uma oficina educativa sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis para alunos de ensino fundamental. Método: Realizada oficina na disciplina de Práticas de Ensino na Comunidade, numa escola municipal de ensino fundamental da cidade de Lagarto (SE), tendo como população alvo os estudantes do 6º ao 9º ano. Dividida em três etapas: (1) Sexualidade, (2) Principais infecções sexualmente transmissíveis, (3) Métodos contraceptivos e profilaxia. Intercaladas por momentos de interação, reflexão e dúvidas. Resultados: Realizamos a palestra sobre sexualidade buscando nortear a temática e facilitar o entendimento dos tópicos posteriores. Foram iniciadas discussões sobre infecções sexualmente transmissíveis, utilizando-se do projetor para exemplificar os sinais e sintomas, bem como de modelos anatômicos para facilitar o entendimento dos indivíduos. Por fim, foram realizadas discussões sobre métodos contraceptivos e profiláticos com demonstração do uso correto dos principais métodos em modelos anatômicos. Ademais, foram disponibilizados panfletos e finalizamos debatendo sobre as percepções prévias e posteriores a atividade. Discussão e Conclusão: Os estudantes foram receptivos e participativos nas discussões, relataram diversas dúvidas com relação as possíveis doenças e os métodos contraceptivos, dessa forma foi possível perceber a importância de tratar sobre a temática como promoção e prevenção em saúde de forma contínua e efetiva. Contribuições e Implicações Para a Enfermagem: A enfermagem atua de forma direta na promoção de saúde para o adolescente, sendo de extrema relevância o papel do enfermeiro no debate dessa temática, seja como orientador, embasado em boas práticas, seja como um profissional transformador e acolhedor, promovendo conforto, aceitação e mudanças dentro de uma comunidade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com