Introdução: A anemia falciforme é uma doença que altera a estrutura da hemácia, dificultando a ligação da hemoglobina com o oxigênio circulante. Seus sintomas mais comuns: artralgias, infecções, dispneias, astenias e crises álgicas, que torna a vida de seu portador pesarosa. Neste contexto, o Enfermeiro é um importante agente atuante na identificação de doenças pediátricas, no sentido de orientar os familiares com ações que facilitem o viver da criança. Objetivo: Identificar na literatura publicada a assistência do Enfermeiro às crianças portadoras de anemia falciforme. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Realizados buscas nas bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores do DeCs: ‘Anemia Falciforme’, ‘Triagem neonatal’ e ‘Hemoglobina’. Como critérios de exclusão: publicações inferiores a 2014, periódicos incompletos e que não estavam descritos em português. Resultados: É de grande importância que na triagem neonatal, através da realização de exames bioquímicos e físicos, o Enfermeiro observe os sintomas da anemia falciforme, a fim de auxiliar no diagnóstico precoce bem como no estabelecimento de planos terapêuticos adaptados às necessidades do portador. A comunicação e o vínculo com os familiares demonstram-se necessários para a realização dos cuidados específicos e à aceitação do diagnóstico. O enfermeiro necessita ampliar o olhar de forma a atender as necessidades físicas e compreender todas as repercussões da doença nas diferentes áreas da vida do portador e da família. Conclusão: A participação do enfermeiro na assistência durante o pré-natal é necessária desde o diagnóstico da anemia falciforme como também no acompanhamento da doença ao longo do pós-parto e no desenvolvimento infantil. Este profissional deve também estender sua assistência à família da criança, na realização de orientações sobre as repercussões da doença e os cuidados a serem adotados.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com