INTRODUÇÃO: A violência doméstica é um dos principais problemas vivenciados pelas mulheres, considerando agressividades física e psicológica. Atingindo cerca de 30% das mulheres mundialmente, nota-se que essas não estão tendo os seus direitos por lei assegurados, como a lei Maria da Penha que busca prevenir e punir os causadores do problema. OBJETIVO: Descrever a assistência de enfermagem à saúde da mulher vítima de violência doméstica publicadas na literatura científica. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa realizada através da base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da. Saúde (LILACS), utilizando os descritores “Saúde da Mulher”, “Violência Doméstica” e “Assistência de Enfermagem”, em busca booleana utilizando a ferramenta de busca “AND”. Como critérios de inclusão: estudos que contemplassem a temática, disponíveis online, na íntegra, em português, publicados entre 2016 e 2020, e de exclusão, artigos repetidos nas bases de dados, totalizando 10 estudos. RESULTADOS: As categorias analíticas destacadas foram: Vulnerabilidade das mulheres, maior exposição a doenças como acidentes vasculares, hipertensão arterial, infecções sexualmente transmissíveis, doença inflamatória pélvica, infertilidade, fragilidades de fundo emocional como ansiedade, depressão e sentimento de impotência. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A literatura aborda os profissionais de enfermagem como conscientes quanto a necessidade do atendimento eficaz, através da conversa, escuta qualificada, construção de vínculos e conhecimento da rede para realização do direcionamento correto, assim como a atenção biopsicossocial ao grupo. No entanto, também evidencia que há um despreparo dos profissionais ao atenderem uma vítima da violência, necessitando de melhor preparo. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O cuidado humanizado e holístico são estratégias primordiais da enfermagem no processo de promoção à saúde as vítimas, assim como a iniciativa de buscar por qualificação para atender adequadamente essas vítimas nesse momento frágil.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com