INTRODUÇÃO: O isolamento social provocado pela COVID-19 agravou a violação de direitos fundamentais, uma vez que, os idosos são violentados em silêncio e encobertados pelos laços familiares entre a vítima e o agressor. Logo, elaborou-se a seguinte pergunta: O SARS-COV-2 influenciou o aumento de casos de violência contra o idoso? OBJETIVO: Identificar os impactos do isolamento social na violência familiar contra o idoso. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão de literatura, de cunho descritivo, utilizando a estratégias PICO (População, Intervenção, Comparação e Resultados) para elaboração da questão norteadora. Incluiu-se na pesquisa 9 estudos em português publicados entre março-agosto de 2020. Desses, foram excluídos 03 por estarem duplicados e 02 devido a indisponibilidade na íntegra. Resultando em 04 documentos. RESULTADOS: Embora existam várias pesquisas, utilizou-se apenas 02 artigos da Scielo publicados nas revistas Ciência & Saúde Coletiva e Texto & Contexto Enfermagem (50%); 01 cartilha da Fiocruz (25%); e 01 site do governo do Brasil (25%). DISCUSSÃO: Nos documentos analisados foi elencado que durante o distanciamento aumentou o quantitativo de denúncias de violência contra o idoso, em março obteve 3 mil e, em maio atingiu quase 17 mil. Sendo assim, a pandemia influenciou para um elevado índice de violência, geralmente, praticada por entes ou cuidadores em virtude da fadiga, abuso de álcool, estresse familiar, problemas financeiros e desgaste emocional, e como consequência à omissão de cuidados, violência psicológica, matrimonial e até física, influenciando assim o direito de um envelhecer digno como preconizado pelo estatuto do idoso. CONCLUSÃO: Portanto, as ações devem envolver esforços intersetoriais, principalmente por meio de políticas públicas de saúde, para este novo padrão de vida imposto pela pandemia. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro tem papel de grande relevância frente a essa problemática através da proteção, detecção precoce, notificação, como também cuidados dos casos já identificados.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com