Introdução: As parasitoses representam um grave problema de saúde pública, as crianças são mais atingidas e prejudicadas por tais infecções, com isso, o uso de materiais lúdicos e didáticos se faz imprescindível para o processo de aprendizagem, servindo como ferramenta de prevenção a disseminação dos enteroparasitos. Objetivo: Conscientizar crianças sobre enteroparasitoses por meio do uso de materiais educativos. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto de Extensão Educação em Saúde e a Arte do Teatro; Ludicidade na Educação Básica – ESAT. Realizado em escolas da rede pública, mediante apresentação do projeto e aprovação. As ações transcorreram em três momentos, avaliação inicial (conhecimento prévio), realização de atividades lúdicas de cunho educativo e avaliação final (conhecimento adquirido). Resultados: Realizado peça teatral que tratava sobre a importância da higienização das mãos e alimentos; Brincadeiras e jogos adaptados para abordar a temática principal (jogo da memória, pinturas, etc.); Resolução de questões em equipes. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem e concentração, bem como a comunicação e socialização dos conteúdos, sendo perceptível o aprendizado diante da maior assertividade na avaliação final. Discussão e Conclusão: Conclusões: O desenvolvimento de ações lúdicas educativas demonstrou-se como estratégia de conscientização e aprendizado eficaz, assumindo um papel formador do autocuidado dos participantes e possibilitando uma prevenção adequada. Contribuições e Implicações Para a Enfermagem: A educação em saúde compõe ferramenta essencial no exercício profissional da enfermagem, sendo assim, o uso do lúdico facilita o processo de ensino-aprendizagem e propagação de conhecimento, o que possibilita a prevenção de doenças e reflete na melhoria da qualidade de vida da população.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com