INTRODUÇÃO: Na adolescência, o corpo sofre diversas transformações perceptíveis pelo jovem que observa sua sexualidade mais aguçada e com desejos até então desconhecidos. Diante disso, surgiu a pergunta: qual o papel do enfermeiro frente à educação sexual nas escolas? OBJETIVO: Enfatizar a importância da enfermagem para promoção da saúde sexual do adolescente escolar. MÉTODO: Realizada uma revisão de literatura com abordagem descritiva, utilizando a estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Resultados) para elaboração da questão norteadora. Incluiu-se na pesquisa 14 estudos em português e inglês publicados entre 2016-2020. Desses, excluiu-se 03 por estarem duplicados e 06 devido a indisponibilidade completa. Resultando em 04 da BVS e 01 site governamental. RESULTADOS: Foram utilizados 02 artigos em português (40%) publicados nas revistas Enfermagem UFPE online e Contexto; 02 em inglês (40%) publicados na Remecs e J Nurs UFPE online e 01 site (20%) do Ministério da Saúde. DISCUSSÃO: Nos artigos analisados, os autores partiam da mesma ideia sobre a importância do enfermeiro como educador no âmbito escolar. Em 2017, o Brasil compreendia mais de 40% das novas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sendo os adolescentes de 15 a 19 anos mais acometidos. Na atualidade ainda existe dificuldade em abordar essa temática no ambiente familiar. Em consequência, esses jovens tornam-se mais expostos a inúmeras IST, devido ao baixo nível de escolaridade e condições socioeconômicas, prática sexual precoce, não adesão ao uso de preservativos, dificuldade de comunicação e acessibilidade a atenção primária. CONCLUSÃO: A enfermagem deve implementar estratégias no ambiente escolar, visando estabelecer um conjunto de práticas seguras para a promoção da saúde sexual. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Ao utilizar desse ambiente para dialogar sobre sexualidade com métodos que incentivem a adoção de práticas sexuais seguras e sobre as IST, ocorrerá uma redução no quantitativo de jovens infectados através de relações desprotegidas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com