INTRODUÇÃO: Em meio ao atual cenário, o apoio familiar e a participação da equipe multiprofissional durante a assistência ao parto sofreram impactos devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Logo, elaborou-se a seguinte questão: Quais os desafios assistenciais encontrados nas parturientes durante o contexto da COVID-19? OBJETIVO: Traçar as dificuldades no manejo assistencial às gestantes frente à pandemia do novo coronavírus. MÉTODOS: Realizada uma revisão integrativa da literatura com abordagem descritiva, utilizando a estratégia de PICOS (População, Intervenção, Comparação e Resultados). Posteriormente, selecionou-se 12 estudos, e após leitura excluiu-se 02, pois não apresentaram informações referentes aos impactos do SARS-CoV-2 durante o período do parto, e 04 por estarem duplicadas nas plataformas. Por fim, utilizou-se 06 trabalhos, sendo 03 da Scielo, 02 da BVS, 01 do Lilacs, publicados entre março-agosto de 2020. RESULTADOS: Dentre os 06 documentos analisados, 66,7% são estudos brasileiros, publicados nas revistas Rev. Desafios (01), Ann Transl Med (01) e Saúde Coletiva (01). Outros 33,3% são documentos americanos, publicados nas revistas Research e Society and Development (01) e Latino-Am. Enfermagem (01). DISCUSSÃO: Nos estudos, os autores enfatizam que as gestantes tem o direito de acompanhante durante o trabalho de parto, geralmente ocupado pelo parceiro. No entanto, devido ao atual cenário, a assistência à mulher sofreu impactos, provocando readaptações nos serviços de saúde. A presença de um único acompanhante, ausência de visitas e prejuízos na relação materno-fetal, pelas chances de transmissão do vírus para o neonato, são alguns dos sentimentos de medo gerados pelo casal, pelos possíveis agravos da COVID-19 na saúde do binômio. CONCLUSÃO: Vale ressaltar que, mesmo necessárias nos dias atuais, essas adaptações trouxeram implicações não somente às mulheres, mas também na relação entre mãe-pai e recém-nascido. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Tais medidas contribuem na criação do vínculo cliente-profissional e na redução dos impactos pelo coronavírus.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com