A Síndrome HELLP (SH) é uma complicação da pré-eclâmpsia caracterizada por hemólise, aumento de enzimas hepáticas e plaquetopenia com repercussões clínicas para mãe e feto. As mulheres com piora dos parâmetros da SH apresentam risco elevado de morbidade e mortalidade. Esse estudo teve como objetivo relatar o manejo do caso de uma gestante diagnosticada com SH a partir do atendimento realizado no cenário hospitalar. O relato de caso foi autorizado pelo CEP sob o parecer nº 2.420.764. Trata-se de uma mulher de 28 anos, IG de 25s1d com queixa inicial de epigastralgia e náuseas. Por ser tratar de sintomatologia comum da gravidez, a paciente procurou atendimento 6 dias após o início das queixas. Diagnosticada com quadro de eclâmpsia, definiu-se conduta de cirurgia cesariana de urgência com transferência para um hospital com condições de oferecer suporte mais avançado. A paciente evoluiu para SH sendo constatada morte encefálica no dia seguinte. Durante o pré-natal, a gestante não apresentou sinais de alerta (proteinúria, edema, alteração da pressão arterial) que pudessem fazer menção à ocorrência da pré-eclâmpsia. Observou-se que as intervenções preconizadas foram estabelecidas mas incapazes de evitar as complicações que transcorreram após o diagnóstico. O diagnóstico tardio das complicações da gravidez resulta em desfecho irreversível para mãe e feto. Apesar da epigastralgia ser descrita como sintoma clínico e associada a patologia digestiva, deve servir de alerta para o diagnóstico da SH, uma vez que está associada à área de infarto nos vasos hepáticos. A descrição do caso enuncia o manejo da assistência intra-hospitalar na tentativa de evitar a mortalidade materna e fetal.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com