Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde: “Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, diante de doenças ameaçadoras da continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Por meio de identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”. Objetivo: Descrever um relato de experiência, considerando a vivência de duas residentes de enfermagem-saúde do idoso, inseridas na equipe de Cuidados Paliativos (CP). Método: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência no período de inserção das residentes na equipe de março a julho de 2020. Em um hospital público, geral e universitário em Belo Horizonte, que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Resultados: Em média, foram atendidos 165 pacientes, média de idade 56 anos, com distribuição semelhante entre homens e mulheres, a maioria pacientes oncológicos, com ensino fundamental incompleto, com renda de 1 a 3 salários mínimos. Discussão: O enfermeiro na equipe CP tem papel de destaque, devido a sua formação ser voltada para o cuidado, e o tratamento em CP ter ênfase nas necessidades do paciente e não a cura da doença. Neste contexto, foi vivenciado pelas residentes a oportunidade de desenvolver autonomia, apoio emocional ao paciente e aos familiares, utilização de instrumentos específicos (Escala de Performance Paliativa (PPS), Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS)) para direcionar o cuidado, auxilio e manejo dos sintomas: dor, dispneia, náusea, vomito, fadiga, delirium, ansiedade, medo, manejo de feridas e ostomias, tratamentos de miíases e otimização do uso da Hipodermóclise. Conclusão: A experiência na equipe de CP traz um olhar diferenciado no cuidado ao paciente, muda a concepção de que não se a nada para fazer, quando na verdade, tem muito a se fazer.
Descritores: Enfermagem Geriátrica, Cuidados Paliativos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com