INTRODUÇÃO: A pandemia da Covid-19 tem atingido os profissionais de saúde, em especial os da enfermagem, que estão na linha de frente do combate à doença tornando muitos destes inconstantes psicologicamente. OBJETIVO: Expor a percepção do profissional de enfermagem diante das dificuldades em lidar com pacientes de COVID 19. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência. No período de 04 meses, junto a busca de referenciais teóricos, descreveu-se as vivências frente a reação dos profissionais de saúde, relacionada ao contexto e desafios da pandemia em um hospital de campanha referência de Salvador, numa unidade de terapia intensiva - COVID-19. RESULTADOS: Os profissionais de saúde manifestaram aflições em relação ao ambiente e condições de trabalho, além do medo de adquirir a doença e transmiti-la. Esgotamento físico e emocional, abalo em relação às condições de isolamento do paciente e as perspectivas de tratamento também foram achados importantes. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: O trabalho de capacitação das equipes e de educação permanente são essenciais para manter o convívio dinâmico das equipes viável e potencializar a qualidade de serviço, afinal, devido às jornadas de trabalho extensas torna-se fundamental uma interação clara e saudável entre os profissionais. Tornou-se claro a necessidade do acompanhamento próximo de uma equipe psicológica institucional para atender as demandas desses profissionais. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A pandemia da Covi-19 vem afetando os profissionais da enfermagem, provocando danos na saúde mental. Dessa forma, é preciso reconhecer e fornecer aos mesmos acesso ao acompanhamento psicológico que deve ser viabilizado pelas instituições.
Palavras-Chave: Covid-19, Pandemias, Profissionais da saúde.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com