INTRODUÇÃO: A liderança é uma das qualificações necessárias do enfermeiro da unidade hospitalar, uma vez que precisa influenciar sua equipe para realizar o cuidado de enfermagem e atender as expectativas dos pacientes e familiares. OBJETIVO: Caracterizar a liderança de enfermagem no âmbito de assistência hospitalar. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, de aspecto descritivo, que teve como questão norteadora "Quais são as características da liderança da enfermagem em unidades hospitalares?", realizada através das bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE por meio dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Liderança; Enfermagem e Unidades Hospitalares. Como critério de inclusão tivemos, texto completo gratuito e de exclusão artigos repetidos e que não contemplavam a temática. Sendo assim, foram selecionados 9 artigos para compor a revisão. RESULTADOS: Verificou-se que a liderança reflete na organização das equipes exercendo ações direcionadas para o desenvolvimento de atividades administrativas, assistenciais, educativas com flexibilidade e pelos modelos de gestão compartilhada. Sendo assim, características como autonomia, controle, resolutividade de problemas, comunicação e bom relacionamento interpessoal, são as necessárias para atuação da enfermagem. DISCUSSÃO: Portanto, a liderança pelo enfermeiro tem relação com a satisfação dos pacientes com os cuidados desempenhado pela equipe de enfermagem, segurança do paciente, prazer com o emprego e ambiente de trabalho de maneira a garantir como produto final a assistência de qualidade aos pacientes. CONCLUSÃO: A prática da liderança demonstrou ser relevante na interação entre a equipe de enfermagem e busca pela qualificação profissional e pessoal, garantindo assim, a qualidade na assistência. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O presente estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da liderança exercida pelo enfermeiro na prática hospitalar.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com