ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO
Introdução: A institucionalização para o idoso pode ser um processo estressante e muitas vezes o torna solitário, sendo necessário que os cuidados prestados estejam além de alimentar e abrigar, como assistências em diversos âmbitos da saúde. É preciso que haja uma atenção individualizada para cada idoso, buscando melhorar sua qualidade de vida. Objetivo: Relatar experiência da assistência prestada a um idoso institucionalizado. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no curso de enfermagem durante o módulo Processo de Cuidar na Saúde do Idoso, com o cenário em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI. Realizou-se três avaliações no idoso aplicando a Sistematização da Assistência de Enfermagem, e analisando seu prontuário. Resultados: Os principais diagnósticos de enfermagem identificados foram: Dor crônica relacionada a desgaste articular evidenciada por autorrelato da intensidade usando escala padronizada de dor. Mobilidade física prejudicada relacionada a rigidez articular evidenciada por redução na amplitude de movimentos. Síndrome do Idoso Frágil relacionada a força muscular diminuída evidenciada por mobilidade física prejudicada. Discussão e conclusão: A partir da observação do idoso e identificação dos diagnósticos de enfermagem com auxílio da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foram estabelecidas metas para promoção da melhoria do bem-estar do paciente. A experiência vivenciada possibilitou uma nova visão acerca da institucionalização de idosos, além da aplicação das técnicas adquiridas em sala proporcionando reflexões sobre a humanização e a importância de alinhar competência técnica e humana. Contribuições e Implicações Para a Enfermagem: A assistência ao idoso é uma área que necessita de intensa atenção e olhar individualizado do enfermeiro. Isso por cuidar de pessoas que estão em processo de envelhecimento, com possíveis processos patológicos, sendo primordial intervenções focadas na singularidade e que contribuam para qualidade de vida do idoso.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com