INTRODUÇÃO: O estágio hospitalar em Clínica Médica proporciona apoio disciplinar e pedagógico aos acadêmicos com a finalidade de aperfeiçoamento profissional e promoção da interação entre conteúdo teórico/cientifico e prático (EMMI DT, et al., 2018). OBJETIVO: Relatar uma experiência de estágio acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência referente ao campo prático de estágio em Clínica Médica, do curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso. RESULTADOS: Cotidianamente fazíamos visita de enfermagem com vistas a implementar a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), o registro ético-legal de cada paciente, seu histórico diário e as prescrições de cuidados a estes pertinentes. Checávamos os sinais vitais; administrávamos as medicações prescritas; mensurávamos a ingesta nutricional e as eliminações; cuidávamos da sua higiene; bem como realizávamos curativos em feridas cirúrgicas, por amputação, estomias, lesão por pressão e decorrentes de complicações de doenças crônicas, como o Diabetes Méllitus. DISCUSSÃO: Estar em campo hospitalar, permite, ao discente, acessar experiências que não aconteceriam na teoria, considerando que unir o conhecimento teórico/cientifico com a prática, torna o estágio rico em aprendizagem e desenvolvedor de competências. CONCLUSÃO: No estágio comprova-se a efetividade da implementação da SAE como norteadora do trabalho não só do Enfermeiro mas de toda a equipe de enfermagem, otimizando a tomada de decisões referente aos cuidados integrais e humanizados com o paciente e a recuperação deste. CONTRIBUIÇÔES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Considerando que a enfermagem exerce, no cenário da saúde, a maior força assistencial e prestadora de serviços, constata-se que sua contribuição para promoção e prevenção atua desde a atenção primária, até a diminuição de agravos nas atenções secundária e terciária, tendo como consequência beneficiar a manutenção da saúde do paciente. (ANDRADE SR, et al., 2016).
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com