INTRODUÇÃO: Pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que apresentam disfunções cardiorespiratórias severas podem fazer uso da Oxigenação Extracorpórea por Membrana (ECMO), um dispositivo mecânico capaz de promover as trocas gasosas adequadas à vida. Assim, as ações da equipe de enfermagem se tornam imprescindíveis no cuidado a esses pacientes. OBJETIVO: Analisar as ações assistências da equipe de enfermagem ao paciente em utilização de ECMO na UTI. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Base de dados em Enfermagem (BDENF), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: “Oxigenação por Membrana Extracorpórea”,”Cuidados Críticos”. Os critérios de inclusão foram: disponíveis na íntegra, no período de 2018 a 2020, em português e inglês, online. Como critérios de exclusão: artigos repetidos e não correspondentes ao objetivo. RESULTADOS: Os estudos apontaram como principais ações da enfermagem relacionadas ao paciente em uso de ECMO na UTI a monitorização e vigilância, técnicas assistenciais padronizadas, preparo técnico-científico para prestar a assistência aos pacientes submetidos a esse dispositivo e comunicação eficiente entre as equipes. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Tanto a monitorização atenta ao paciente crítico quanto das ações referentes às técnicas da ECMO são desenvolvidas para que os cuidados sejam gerenciados de forma a antecipar riscos de eventos adversos. Além disso, a capacitação da equipe sobre as técnicas relacionadas a ECMO e a utilização de protocolos baseados em evidências são importantes para prestar assistência segura e resolutiva. Dessa forma, a equipe de enfermagem desenvolve ações essenciais na assistência a esse paciente. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Conhecer os cuidados de enfermagem nesse cenário corrobora para o desfecho positivo do paciente, bem como promoção de conforto e prevenção de complicações e infecções iatrogênicas.
Palavras-Chave: Oxigenação Extracorpórea, Paciente crítico, Cuidados intensivos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com