INTRODUÇÃO: A Placenta Prévia (PP) é a implantação anormal da placenta no segmento uterino inferior, que cobre parcialmente ou completamente o orifício cervical, sendo uma anormalidade que causa algumas alterações no desenvolvimento do bebê se não for diagnósticada ou se a paciente não seguir as orientações prescritas. OBJETIVO: Descrever a conduta terapêutica à gestante com placenta prévia. MÉTODO: Trata de uma revisão integrativa, realizada através da bases de dados da BVS. Incluindo artigos completos relacionados ao tema, em inglês e português, publicados entre 2007 a 2020. Sendo a amostra final de 07 artigos. RESULTADOS: O diagnóstico precoce ocorre por meio de ecografias sendo essencial no pré-natal, e quando não há diagnóstico traz consequências para a mãe e o feto como: parto cesárea de emergência devido à hemorragia repentina e posição da placenta no útero que não existe indicação para o parto normal evitando outras complicações que são irreversíveis para o feto como hipóxia e sofrimento fetal. DISCUSSÃO: O tratamento recomendado para essa gestante ocorre por duas opções à contemporização e a intervenção. É avaliada a idade gestacional, onde o tratamento expectante antes das 37 semanas, ocorrendo perda sanguinea de pequena quantidade, e pode esperar o amadurecimento do bebê, recomendando repouso hospitalar. No tratamento ativo de 37 semanas ou mais, é indicada a interrução imediata da gestação permitindo que haja exame vaginal nesta fase, estando preparado para hemotransfusão e cesárea. CONCLUSÃO: O papel de o enfermeiro apoiar emocionalmente, monitorar e registrar os sinais vitais maternos e fetais e sangramentos, estimular o repouso no leito, registra o sangramento, mantém acesso venoso calibroso, colhe amostra sanguinea para saber o Fator Rh, avalia exames laboratóriais e outras intervenções. CONTRIBUIÇÕES: Os profissionais de enfermagem respeitam este momento sabendo da grande importância de uma assistência bem realizada.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com