INTRODUÇÃO: Embora haja uma gama de substâncias sintéticas para tratamentos de feridas, as práticas terapêuticas à base de Aloe Vera e pele de Tilápia têm se destacado no contexto da saúde. Seus potenciais efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios acelera o processo de cicatrização e contribui para que esse processo seja menos doloroso. OBJETIVO: Compreender o efeito terapêutico da Aloe vera e da pele de Tilápia na restauração do tecido lesionado por queimadura. MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de caráter exploratório e descritivo. Realizou-se a busca nas bases de dados LILACS e PubMed ,utilizando os descritores indexados, associados ao operador boleano AND. Foram escolhidos os artigos publicados entre o período de 2013 a 2018. RESULTADOS: Inicialmente averiguou-se 25 artigos, sendo 20 elegíveis para início de uma leitura integral. Portanto, apenas 15 atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. DISCUSSÃO: A Aloe vera é considerada uma nova terapêutica no tratamento de feridas tendo sua eficácia comprovada, entretanto, as evidências científicas disponíveis sobre seu uso são insuficientes. Em contra partida, a Pele de Tilápia interferiu positivamente no processo cicatricial, sendo um potencial curativo biológico para o tratamento desta natureza. CONCLUSÃO: Diante dos resultados, constata-se que não foram evidenciados problemas relacionados ao tratamento de queimaduras com Aloe vera e pele de Tilápia, pois, ambos os métodos são benéficos para o paciente auxiliando no tratamento rápido e eficaz. CONTRIBUIÇÔES E IMPLICAÇÔES PARA A ENFERMAGEM: A análise foi fundamental para auxiliar a equipe de enfermagem no tratamento de queimaduras do 1° ao 3° grau, oferecendo novas possibilidades terapêuticas eficazes e de baixo custo. Além de otimizar tempo, evitando trocas diárias de curativos, que ocasionam desconforto e dor aos pacientes.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com