INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial e diabetes mellitus destacam-se entre as DCNT controláveis de maior impacto na saúde pública. Sendo alvo de maior índice de atenção pelo Sistema Único de Saúde, o programa do HIPERDIA veio como estratégia de controle dessas doenças, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos, através do vínculo com a Unidade Básica de Saúde, aplicando-se também aos sábados para atrair o público do sexo masculino. OBJETIVO: Descrever os cuidados de enfermagem e orientações no HIPERDIA para pacientes do sexo masculino publicados na literatura científica. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados SciELO e LILACS. Critérios de inclusão: artigos que abordem a temática, na íntegra, em português. Foram utilizados os descritores oficiais da BVS "HIPERDIA", "Saúde do homem". Em busca booleana com as ferramentas "AND" e "OR", utilizando recorte temporal de 2010 a 2020, no período de 01 a 07 de setembro de 2020. Como critérios de exclusão: artigos repetidos nas bases de dados ou que não abordassem a temática, outras revisões ou artigos incompletos. Os trabalhos foram analisados por conteúdo e categorizados de acordo com os objetivos deste estudo. RESULTADO: Ao total, sete artigos foram encontrados, sendo quatro selecionados. As Categorias foram as seguintes: O papel acolhedor da enfermagem no programa HIPERDIA e o Comportamento cultural machista e de insatisfação prejudicial à adesão ao programa. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Compreende-se a necessidade da política de saúde do homem ser melhor direcionada, atentando-se para as especificidades deste público, potencializada pela enfermagem na orientação do paciente sobre o procedimento a ser realizado, desmistificando suas dúvidas e passando segurança sobre o tratamento. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Cientes dessas dificuldades, caberá às enfermeiras proporem novas estratégias educacionais e assistências com programas que respeitam tais especificidades para além das patologias.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com