INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizado por níveis elevados na pressão sanguínea nas artérias, aonde os níveis sistólicos e diastólicos chegam ou ultrapassam 140/90 mmhg¹. A prevalência na população urbana adulta brasileira varia de 22,3% a 43,9%, dependendo da cidade onde seja conduzido o estudo². Sendo mais prevalentes em homens na idade entre 35 a 44 anos em relação às mulheres³. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na detecção de níveis alterados da pressão arterial em servidores públicos através da educação em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do 9º período de enfermagem da Universidade Nilton Lins a respeito da ação em saúde realizada na Procuradoria Geral do Município de Manaus-Amazonas, nos dias 3 e 4 de março de 2020. RESULTADOS: Foram 56 servidores, sendo 39 homens e 17 mulheres que participaram das atividades realizadas, sendo elas: verificação de PA, teste de tolerância a glicose, testagem de tipagem sanguínea, com o intuito de proporcionar uma educação em saúde a respeito das alterações nos valores das testagens. Foi possível colocar em prática técnicas e procedimentos aprendidos na graduação. DISCUSSÃO: Foi observado que dos 56 funcionários, 31 encontravam-se com uma PA ?140/90 mmHg, sendo 83,8% do sexo masculino. Os mesmos desconheciam tal valor, apesar de relatarem sintomas característicos como dor de cabeça, tontura, fraqueza e terem histórico familiar hipertensivo, ausência de atividade física e hábito alimentar não saudável. CONCLUSÃO: Sendo assim mesmo indivíduos bem estabelecidos na carreira profissional, o nivel de conhecimento a respeito do autocuidado com a saúde é menosprezado, cabendo assim a importancia da educação em saúde afim de evitar o agravamento de doenças que podem se tornar crônicas, alertando as equipes em saúde do trabalhadpr para campanha de prevenções e promoções de saúde.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com