Introdução: Manter hábitos de vida saudável é um desafio, uma vez que a indústria investe cada vez mais em alimentos industrializados e de fácil preparo, na ideia de facilitar a vida das pessoas. Objetivo: Descrever as mudanças nos hábitos de vida dos adolescentes durante a pandemia e sua relação com a obesidade. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS durante o mês de setembro de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs: obesidade AND Estilo de vida AND pandemia. Os critérios de inclusão foram: Artigos completos disponíveis, idiomas inglês e espanhol, publicados em 2020. Foram excluídas teses, dissertações e revisões de literatura. Resultado: Foram encontrados 9 artigos abordando a temática, no entanto, após, a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 4 artigos, e depois da leitura exaustiva de títulos e resumos, posteriormente realizando-a de forma completa, resultou-se em um total de 3 artigos. Discussão: De acordo com os artigos analisados, durante a pandemia, houve um aumento no consumo de produtos industrializados, entretanto, a prática de atividade física teve uma queda. Como forma de aliviar as tensões geradas em decorrência da pandemia e do isolamento social, as pessoas passaram a se alimentar de comidas prontas, rápidas e pouco nutritivas. Porém, com todos os estabelecimentos fechados por determinação governamental, as pessoas também estavam impossibilitadas de praticarem atividade física nas academias. Conclusão: Durante a pandemia, as pessoas tiveram suas rotinas modificadas, isso implicou na desorganização dos hábitos de vida, promovendo o ganho de peso em excesso. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Esse estudo contribui para que os profissionais de enfermagem enquanto educadores percebam a importância de realizar ações educativas a toda a população, abordando sobre a importância de fazer atividade física e manter hábitos de vida saudáveis.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com