Introdução: O telemonitoramento caracteriza-se pelo acompanhamento remoto dos casos com objetivo de detectar precocemente os suspeitos, evitando exposição e disseminação entre os profissionais e identificando o momento adequado para intervenções, conforme a fase da Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), conhecida como COVID-19. Objetivo: Descrever a experiência na realização do telemonitoramento no contexto da pandemia COVID-19. Método: Estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido através da vivência de duas enfermeiras residentes do primeiro ano do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular (PRIMSCAV), da Universidade Federal de Mato Grosso, na realização do telemonitoramento de profissionais de um hospital universitário no contexto da pandemia. Resultado e discussão: O monitoramento via telefone foi realizado em colaboradores que tiveram contato com profissionais confirmados para COVID-19. O telemonitoramento foi uma estratégia instituída pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital universitário. Os profissionais expostos ao SARS-CoV-2 eram acompanhados diariamente por 14 dias para analisar sinais e sintomas relacionados à exposição e se houvesse necessidade eram agendados no ambulatório de colaboradores para realizar o atendimento médico presencial ou teleconsulta, assim como a testagem por RT-PCR, sorologia e teste rápido. Conclusão: O Núcleo de Vigilância Epidemiológica possui um papel fundamental e estratégico nas ações de combate ao COVID-19. O monitoramento desses profissionais permitiu o reconhecimento precoce de casos novos, contribuindo significativamente na redução da transmissão comunitária. Contribuições e implicações para a enfermagem: A estratégia do telemonitoramento é uma prática dos serviços de saúde pouco explorada, mas que possibilita uma ampla realização de ações como triagem, tratamento, vigilância dos casos, detecção e prevenção. Ademais, subsidiam o planejamento de ações futuras, como educação permanente aos profissionais de saúde, a fim de prevenir a disseminação Coronavírus.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com