Introdução: As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas metodologias de ensino das instituições de nível superior, desse modo, as relações educacionais seguem junto com as transformações metodológicas geradas pelo impacto das tecnologias digitais. Objetivo: Descrever como as tecnologias digitais influenciam na educação superior e o seu impacto no aprendizado. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América – PUBMED durante o mês de setembro de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no MeSH, e assim montou a estratégia de busca: remote technology and teaching and education. Os critérios de inclusão foram: Artigos completos disponíveis no idioma português, publicados entre 2016 a 2020. Foram excluídas teses, dissertações e revisões de literatura. Resultado: Foram encontrados 2.078 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e da leitura de títulos e resumos, posteriormente realizando-a de forma completa, resultou-se em um total de dois artigos analisados. Discussão: Os artigos analisados mostraram que o uso das tecnologias digitais remotas cresceu nos últimos tempos. E tais ferramentas estão sendo muito utilizadas por instituições de nível superior por conta da pandemia causada pela COVID-19, com isso, foi necessário que as instituições repensassem suas metodologias de ensino, a fim de continuar o processo de aprendizagem com o menor impacto possível. Conclusão: As tecnologias digitais têm se mostrado eficientes na transmissão de conhecimento, tornando assim facilitadora no processo educacional. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Este estudo traz contribuições para a enfermagem no que diz respeito ao processo educacional dos futuros profissionais de saúde, uma vez que suas práticas presenciais se tornaram afetadas e o ensino remoto tem exigido mais dedicação e esforços.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com