POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Autor
  • Cristiane Aparecida Silveira Monteiro
  • Co-autores
  • Isabelle Cristine Pinto Costa
  • Resumo
  •  

    Introdução: a pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade das aulas unicamente mediadas por tecnologias. Objetivo: relatar a experiência de uma coordenação de curso de enfermagem em relação aos desafios vivenciados por discentes frente ao ensino mediado por tecnologias.  Método: trata-se de um relato de experiência realizado pela Coordenação de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Inicialmente, o Regime Especial de Ensino (REE) foi oferecido no período de 31/03 a 08/04/2020. Resultados e discussão: por meio do acompanhamento didático, foi possível verificar que as principais dificuldades vivenciadas pelos discentes frente ao REE, foram: instabilidade ou lentidão da internet; acesso às plataformas de ensino; excesso de atividades propostas em relação à carga horária e contato com o professor. Conclusão: Apesar das dificuldades vivenciadas, os discentes consideraram a experiência válida em situação de pandemia. Contribuições e implicações para a Enfermagem: destaca-se a necessidade de manutenção dos princípios da educação em enfermagem de modo a não fragilizar o processo ensino aprendizagem e garantir uma formação que visa a transformação, o empoderamento e não apenas a transmissão do conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação a Distância, Educação Superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com