INTRODUÇÃO: O câncer de pênis é um tumor raro, e segundo o INCA (2020), a doença possui uma maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Esse agravo está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, a má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão. OBJETIVO: Conhecer o que a literatura dispõe sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Pênis. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de literatura sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Pênis a partir de leitura de artigos indexados a base de dados LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e MedLine (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica). Foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): Câncer de Pênis, Diagnóstico e Prevenção. Foram encontrados 58 artigos, mas somente 3 utilizados para base da pesquisa. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os avanços no entendimento do câncer de pênis são dificultados pela raridade dessa condição e a falta de conscientização do público e dos médicos resulta em atrasos no diagnóstico e tratamento. A detecção precoce do câncer é uma estratégia pertinente, e pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, além de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. O tempo decorrido é o que mais preocupa desde o início das lesões e o atraso na busca por atendimento. Uma higiene pessoal adequada dos órgãos genitais, a correção cirúrgica da fimose, a vida sexual estável e o estímulo à consulta médica para identificar o processo precocemente constituem os pilares preventivos para a doença. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: É evidente a necessidade de estratégias almejando à conscientização desses pacientes além da adesão, que são alguns dos impasses enfrentados pelos enfermeiros.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com