Introdução: o tratamento do câncer infanto-juvenil é extremamente desagradável e causador de muito sofrimento, tornando a hospitalização um momento doloroso, pois além de submeter-se aos procedimentos tão incômodos, a criança se vê afastada de sua família, exigindo da equipe de saúde sensibilidade e conhecimento. Objetivo: Descrever a experiência de uma enfermeira oncologista pediátrica durante a coordenação de um curso de atualização para enfermeiros oncologistas pediátricos. Método: trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência de uma enfermeira durante atuação na educação permanente de um hospital especializado em oncologia no Rio de Janeiro. Foi realizado um curso presencial com carga horária de quarenta horas para os enfermeiros atuante nos setores de oncologia pediátrica. Aplicou-se um pré-teste e após as aulas discussões em grupo. Resultados: Participaram do curso 19 enfermeiros. A maioria dos enfermeiros apresentaram dificuldade em descrever os cuidados prestados a família. Quanto a assistência à criança, observou-se ter ótimo conhecimento da tecnologia dura em detrimento da tecnologia leve e leve-dura. Discussão: A especificidade da área e o alto grau de gravidade da clientela faz com que os enfermeiros oncologistas pediátricos tenham uma demanda assistencial voltada na maior parte para um olhar técnico, tendo dificuldade de assistir a criança e sua família no que se refere a morte, avanço da doença e cuidados paliativos. Fato este reflete ainda uma formação biomédica e tecnicista na área oncológica. Conclusão: Observou-se a necessidade de manutenção de encontros para discussão de casos, rodas de conversa e atualizações periódicas. Implicações para enfermagem: O estudo apresenta a importância da atuação da educação permanente dentro das unidades hospitalares.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com