Introdução: Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, as instituições de saúde estão enfrentando um novo cenário de ações em saúde, como promover segurança voltada aos inúmeros profissionais envolvidos nos cuidados à população. Diante disso, foi sancionada a resolução número 634/2020, que viabiliza o enfermeiro a realização de atendimento por meio de teleconsulta, com o intuito de evitar a propagação do coronavírus, bem como prestar assistência continuada aos pacientes. Objetivo: O estudo objetiva-se em descrever as atribuições da enfermagem no teleatendimento na atenção primária a saúde no contexto da Covid-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica expositiva e temporal, tendo como descritores “Assistência de enfermagem”, “Coronavírus” e “COVID-19”, utilizou-se as bases de dados do SCIELO, PUBMED e BVS, o período de escolha para as seleções dos artigos foram de janeiro a agosto de 2020 e que estivessem publicados em português. Resultados e discussão: Foram selecionados 3 artigos, dentre as produções selecionadas pode-se observar que o teleatendimento tem o intuito de evitar a propagação da covid-19 dentro das unidades de saúde, considerando diminuir o fluxo de atendimentos físicos. As teleconsultas devem ser devidamente consentida pelo paciente e o enfermeiro dentro de suas competências legais, podem estabelecer diagnósticos de enfermagem, como também elaborar planos de cuidados. Considerações finais: Desta forma, através da leitura dos artigos selecionados, é notório a eficácia do uso dessa nova modalidade como método de evitar a exposição dos pacientes considerados de riscos, como diabéticos e hipertensos, possibilitando a continuidade da assistência prestada, diminuindo as chances de novas pessoas serem contaminadas. Contribuições e implicações para enfermagem: É primordial que o enfermeiro, bem como a equipe multiprofissional estejam devidamente capacitados para a realização dos teleatendimentos. Desta forma permitindo a continuidade no acompanhamento dos pacientes de modo remoto, assegurando um atendimento eficaz.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com