ALÉM DO ESPELHO BUCAL: O DESAFIO DE INCORPORAR ATIVIDADES COLETIVAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

  • Autor
  • Rennilda Mayane Lopes e Silva
  • Co-autores
  • Brendha Matos Buriti , Cristiane Alves Paz de Carvalho , Fábio Silva de Carvalho
  • Resumo
  • Introdução: A formação do cirurgião-dentista tem avançado na incorporação de abordagens interdisciplinares, visando superar o modelo biomédico tradicional e promover uma prática assistencial integral e humanizada, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF). Objetivo: O estudo verificou se a formação acadêmica do cirurgião-dentista estimula a implementação de práticas coletivas em suas atividades profissionais. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com a execução de buscas bibliográficas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO). Foram empregados os descritores 'Cirurgião-Dentista', 'Formação Profissional em Saúde', 'Odontologia em Saúde Pública', 'Odontologia Preventiva', 'Educação em Saúde Bucal', 'Odontologia Comunitária' e 'Extensão Comunitária', combinados por meio do operador booleano 'AND'. Foram incluídos artigos publicados entre 2019 e 2025, em português e inglês, cuja análise do título, resumo e texto completo evidenciou relação com o tema da pesquisa. Excluíram-se monografias, dissertações, teses, capítulos de livros, livros completos, resumos de eventos e artigos que não abordaram diretamente o objeto de estudo. Resultados: Verificou-se que os estágios supervisionados na Atenção Primária à Saúde (APS) são fundamentais para integrar ensino, serviço e comunidade, ampliando a capacidade crítica dos estudantes. A extensão universitária é essencial para formação de profissionais humanizados, voltados à prevenção e promoção da saúde. Persistem, contudo, desafios na formação prática interdisciplinar e nas condições precárias de infraestrutura dos serviços de saúde. Embora indispensável, a prática interprofissional, ainda requer maior apoio institucional. A vivência comunitária fortalece vínculos e amplia a abrangência do cuidado em saúde. Considerações: Observou-se avanço na formação odontológica com a incorporação de atividades coletivas, embora persistam lacunas estruturais e pedagógicas. A consolidação desse processo exige a valorização dos estágios comunitários e o fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade.

  • Palavras-chave
  • Cirurgião-dentista, Formação Profissional em Saúde, Odontologia em Saúde Pública, Odontologia Comunitária, Extensão Comunitária.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Revisão (narrativa, integrativa, sistemática, escopo e metanálise)
Voltar

É com imensa alegria e um coração cheio de gratidão que declaro aberta a Segunda Edição do Congresso de Odontologia do Interior da Bahia!

Gostaria de iniciar fazendo um agradecimento especial ao Prof. Dr. Manoelito Ferreira Silva Júnior, que há um tempo atrás, me procurou lá na Unex com uma ideia. O que começou como um sonho para um evento talvez pequeno, vejam só, se tornou esta grandiosa realidade. Isso nos mostra que, verdadeiramente, a união faz a força.
Essa força não teria sido possível sem o apoio incondicional, Por isso, quero expressar minha profunda gratidão à Profa. Milena Bahiense, Diretora da Unex campus Jequié, por acreditar no nosso evento desde o primeiro momento e por todo o suporte que tornou isso uma realidade. E também agradeço imensamente à reitoria da Uesb na pessoa do Vice-reitor Prof. Dr. Marcos Henrique Fernandes,e a coordenação do Curso de Odontologia da Uesb, na pessoa do Prof Dr. Murilo Rangel, que incentivaram e abriram portas para que este congresso pudesse acontecer com a grandiosidade que ele merece.

A colaboração entre instituições, entre profissionais e estudantes, é o que nos permite alcançar voos cada vez mais altos. Este evento é a prova viva de que juntos somos mais fortes e quem sai ganhando é a Odontologia do interior da Bahia.

Não posso deixar de mencionar e agradecer o apoio que tivemos para a realização desse congresso da Prefeitura Municipal de Jequié, do governo do Estado da Bahia, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) seção Vitória da Conquista e do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO).

Tenho uma enorme satisfação em ver este auditório vibrante, repleto de colegas, professores e, especialmente, nossos queridos estudantes da UESB e da UNEX, cuja presença massiva nos enche de orgulho. É também um prazer receber um número ainda maior de profissionais neste ano, o que só reafirma a relevância e o crescimento do nosso congresso.

Este evento é, antes de tudo, um grande encontro científico. Passaremos os próximos dias imersos em conhecimento, trocando experiências e nos atualizando sobre o que há de mais inovador na Odontologia. Que cada palestra, cada debate e cada momento de aprendizado nos inspire a sermos profissionais ainda melhores e mais completos.

Mas o nosso congresso vai muito além da ciência. Ele tem um forte e inegável impacto social. No ano passado, com nossas inscrições, arrecadamos mais de meia tonelada de alimentos, e esse ano, já doamos também mais de meia tonelada de alimentos para associações como Cape, AJece, Centro de Cultura, Ser Livre e fundação leur brito e doações de fraldas geriátricas e latas de leite que foram realizadas ano passado e se repetirão esse ano, para a fundação leur Brito. São ações como essas que nos lembram que a odontologia é uma profissão com um profundo compromisso com a comunidade, capaz de transformar vidas para além do consultório.

E por falar em transformação, quero aproveitar a oportunidade para trazer uma reflexão. Observando a nossa mesa de abertura, composta por três homens e três mulheres, sinto um orgulho especial. Essa composição não é meramente uma coincidência; ela é um reflexo do nosso compromisso com a equidade de gênero.
Não só na sociedade como um todo, de forma histórica, mas sobretudo Na odontologia, uma profissão que historicamente tem visto a ascensão e a liderança de mulheres, é fundamental que continuemos a promover a igualdade de oportunidades e o reconhecimento do talento, independentemente do gênero. A diversidade de perspectivas e a valorização de todos os profissionais enriquecem a nossa ciência e a nossa prática diária. Que essa representatividade se torne cada vez mais a regra, em todas as esferas da nossa profissão.

Por fim, mas não menos importante, agradeço imensamente a cada um que contribuiu para a realização deste congresso: à nossa dedicada comissão organizadora, como sempre digo é um evento feito pelos alunos, parabéns por tudo que fizeram e ainda farão nesses dias. aos nossos palestrantes e aos patrocinadores, que acreditaram mais uma vez no nosso evento e a todos vocês que nos prestigiam com sua presença. Que tenhamos dias de muito aprendizado, networking e, acima de tudo, que a odontologia continue a ser um instrumento de saúde, bem-estar e transformação social.
Um excelente congresso a todos! Muito obrigada!

Profa. Me. Samylle Martins Sampaio Bertani

Presidente Docente do II Congresso de Odontologia do Inteiror da Bahia (COIB)

  • Relato (caso ou experiência)
  • Pesquisa
  • Revisão (narrativa, integrativa, sistemática, escopo e metanálise)

Comissão Organizadora

II Congresso de Odontologia do Interior da Bahia

Presidência

Prof. Me. Samylle Martins Sampaio Bertani - Presidente Docente

Prof. Dr. Manoelito Ferreira Silva Junior - Vice-Presidente Docente

Evelyn Costa Santiago - Presidente Discente

Letícia Matos da Costa - Vice-Presidente Discente

Comissão Científica

Prof. Dr. Haroldo José Mendes - Coordenador Docente

Ruth Andrade Rodrigues - Coordenadora Discente (Unex)

Kédma Luise Camilo Santiago - Coordenadora Discente (Uesb)

Katiuce da Silva Barreto Fernandes Moraes - Membro executor

Tainara de Jesus Pereira - Membro executor

Beatriz Almeida Cardoso Silva- Membro executor

Letícia Araújo Moncôrvo Lima - Membro executor

Comissão de Ética

Profa. Dra. Annie Duque Ferreira - Docente Coordenadora

Profa. Me. Samylle Martins Sampaio Bertani - Presidente Docente

Prof. Dr. Manoelito Ferreira Silva Junior

Prof. Dr. Haroldo José Mendes

coib.jq@gmail.com