INTRODUÇÃO: O uso crescente de dispositivos eletrônicos e a exposição prolongada a telas têm despertado preocupações sobre os potenciais impactos na saúde, especialmente nas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença que trata-se de um conjunto de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e interesses específicos por algumas atividades realizadas de forma repetitiva. OBJETIVOS: Compreender a relação entre o TEA e seus impactos pelo uso de telas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa realizada em bases de dados acadêmicas, PubMed e Scielo, nos últimos 5 anos. RESULTADOS: Através do levantamento de dados em sete referências bibliográficas, observou-se que o uso de telas está relacionado a menor habilidade social e comunicação, além de dificuldade de regulação emocional. DISCUSSÃO: Dados demonstram a associação entre o tempo excessivo de exposição a telas e a gravidade dos sintomas do transtorno, incluindo dificuldades de interação social, comportamentos repetitivos e comprometimento das habilidades de comunicação. Porém, devido à heterogeneidade e diversidade dos padrões de uso de mídia, além de fatores como a qualidade do conteúdo das telas, o contexto familiar e a presença de comorbidades podem modular essa relação. CONCLUSÕES: Embora haja evidências sugerindo uma associação entre o tempo de tela e o TEA em crianças, ainda há lacunas significativas no entendimento dessa relação, porém a compreensão dos potenciais impactos do tempo de tela é crucial para informar intervenções eficazes e estratégias de manejo para indivíduos portadores do transtorno em qualquer faixa etária.
Comissão Organizadora
Associação das Ligas Acadêmicas de Medicina UNIMAR
Comissão Científica
Profª. Drª. Sandra Maria Barbalho - Presidente docente
Arielle Servato Rossi - Presidente Discente
Danielle Delgado Diaz Medina
Gabriella Peron de Oliveira
Larissa Soares Leite
Manuela Páfaro Magnani
Otávio Simões Girotto
Vinicius Gabriel Silvério Scholl