ABORDAGEM PEDIÁTRICA NA EMERGÊNCIA – UMA REVISÃO LITERÁRIA DA SISTEMATIZAÇÃO DO TRIÂNGULO DA AVALIAÇÃO PEDIÁTRICA (TAP)

  • Autor
  • Cecília Mendonça Miranda
  • Co-autores
  • Natalia Rincon Arruda Daguer Damasceno , Pedro Soares Matos , Júlia Dourado Silva dos Santos , Hyale Melo Lima , Hítalo Cardoso Ferraz
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O julgamento clínico e a tomada de decisão na emergência pediátrica são desafios no cotidiano médico. É necessária uma abordagem de resolução de problemas, priorizando as informações que determinam a gravidade e o risco de morte do paciente. É fulcral, portanto, ter uma ferramenta na qual seja possível uma rápida avaliação inicial, sobretudo em pacientes pediátricos gravemente doentes. Com isso, utilizam-se mnemônicos, como o Triângulo da Avaliação Pediátrica (TAP), que sistematiza a abordagem pediátrica, de forma a identificar rapidamente o problema. Tendo em vista a importância do TAP, este trabalho apresentará uma revisão literária de forma a compreender a sua utilização na abordagem da criança gravemente ferida.

    MÉTODOS: Foi realizada uma revisão literária com buscas no PubMed a partir dos descritores (“Advanced life support” AND “Pediatric”) e no SciELO, com os descritores (“Assessment” AND “Emergency” AND “Pediatrics”), pesquisados no MeSH e DeCS, respectivamente. Os artigos escolhidos foram publicados nos últimos quinze anos e estavam nos idiomas inglês e português. Ademais, discorriam sobre a importância de uma abordagem pediátrica padronizada na emergência, a fim de determinar um tratamento precoce e adequado.

    DISCUSSÃO: A avaliação de uma criança gravemente doente baseia-se no triângulo de avaliação pediátrica (TAP) ou na sistematização do atendimento, os quais consistem na avaliação cardiorrespiratória e neurológica. O TAP fundamenta-se em três aspectos: aparência, respiração e circulação, compreendendo uma avaliação rápida que utiliza apenas pistas visuais e auditivas, sem a necessidade de equipamentos. Uma anormalidade observada em quaisquer das características do TAP denota uma criança não estável e sua categoria dita o tipo e urgência da intervenção. Já a sistematização do atendimento embasa-se em avaliar, identificar e intervir. Sabendo disso, essa avaliação consiste nas avaliações primária, secundária e diagnósticas para que, assim, o profissional identifique qual a gravidade dos possíveis problemas do quadro e, com isso, consiga fazer precocemente as intervenções necessárias.

    CONCLUSÃO: O triângulo da avaliação pediátrica consoante com a sistematização do atendimento são condutas primordiais na abordagem de crianças gravemente doentes, uma vez que viabilizam uma intervenção precoce, diminuindo os agravos gerados principalmente por insuficiência respiratória e choque.

  • Palavras-chave
  • Assessment, emergency, pediatrics
  • Área Temática
  • Emergência e Urgência
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