O presente estudo foi desenvolvido em ambiente digital e no contexto da cibercultura. Ele constitui um recorte da nossa pesquisa de dissertação de mestrado cujo tema propõe uma discussão acerca de discursos sobre letramento circulantes no blog Excelência e Equidade em Educação (EXEQUI). A temática central da pesquisa pertence às esferas de atividade de natureza escolar e acadêmica, mas não só. Atualmente, ela também vem cada vez mais ganhando relevância em outras esferas de atividade social, tais como: a, política, a jurídica, a religiosa, a artística e, a de nosso interesse específico, a jornalística. O presente estudo se justifica pelo fato de que a educação também pode se constituir em ambiente digital, além de contribuir na construção de novos sentidos sobre letramento e possibilita problematizar questões referentes à educação língua. O objetivo deste trabalho é o de analisar os discursos circulantes no blog EXEQUI, a partir da perspectiva dialógico-discursiva em Bakhtin e seu Círculo. Busca, ainda, estudar, a partir da noção de ato, de acordo com Bakhtin, em que medida a produção em análise pode ser considerada um criação-ato ou uma impostura. Os dados de análise consideram a estrutura hipertextual do blog, as escolhas linguístico-gramaticais em diálogo com os aspectos extraverbais, a alternância dos sujeitos do discurso e a estrutura composicional dos gêneros circulantes no blog como categorias de análise. Os resultados apontam para a presença de uma ação pragmática na construção de sentido, de modo que a aproximação da ideia de excelência e justiça constituiu uma estratégia retórica do discurso, ou seja, uma impostura discursiva.
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Colóquio em Linguística e Literatura
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