A partir do acompanhamento da atuação de uma professora de língua portuguesa (LP) numa turma de segundo ano do ensino médio, a presente investigação, pretende analisar como as práticas docentes, em sala de aula de LP do ensino médio, podem, ou não, contribuir para um trabalho de ensino e aprendizagem em língua materna que favoreça, na escola, a formação de alunos leitores e/ou produtores de textos. Para isso, são considerados os seguintes objetivos específicos: em primeiro lugar, identificar quais as práticas docentes, no contexto da sala de aula pesquisada, que mantêm implicações para as atividades envolvendo a leitura e ou escrita; em segundo, verificar se acontece ou não o desenvolvimento de um ensino e de uma aprendizagem da leitura e ou da escrita relevante para a formação do aluno; e terceiro, conhecer a resposta dos alunos acerca da atuação da professora em relação ao textos que, contemplados no letramento escolar, foram lidos e ou escritos na situação observada. Considerando-se, ainda, as implicações advindas do processo de segmentação e desarticulação (MORIN, 2005) que têm sofrido os saberes escolares, justifica-se a realização deste trabalho tendo-se em vista a urgência de um ensino e aprendizagem de LP que, ao fortalecer o vínculo dialógico entre a língua e a vida (BAKHTIN, 2003), se faça significativo para o aluno. Para tanto, esta pesquisa, inserida no campo de estudos da Linguística Aplicada, (LA), caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa (CHIZZOTI, 2005; TRIVIÑOS, 1987) de cunho etnográfico (ANDRÉ; LUDKÉ, 2012) e colaborativa (BORTONI- RICARDO, 2008; GASPAROTTO, 2014; HORIKAWA, 2008). Nessa perspectiva, são utilizados como instrumentos, para a coleta de dados, o registro das aulas através das notas de campo e gravações em áudio, registros dos encontros com a professora colaboradora, questionários para os alunos, entrevista (semi-estruturada) com a docente envolvida e com alunos que se dispuseram como voluntários e ainda com aqueles que foram convidados a participarem da pesquisa. No tocante ao referencial teórico, foram utilizados autores como BAKHTIN (2003), VOLÓCHINOV (2017) e ZOZZOLI (2015, 2016) em relação ao trabalho com a perspectiva dialógica para o ensino de língua e literatura de LP; PAULINO e COSSON (2009) em se tratando do letramento literário na escola; GERALDI (2013) e OLIVEIRA (2002, 2010) acerca da prática da leitura mediada e vocalizada do texto literário; PIMENTA (2002, 2008), LIBÂNEO (2012) e ALARCÃO (2011) a respeito do professor reflexivo. É necessário ainda pontuar que, uma vez que essa pesquisa está em desenvolvimento, os dados coletados se encontram em processo de análise.
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Colóquio em Linguística e Literatura
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