DÉBORAH IVENE ALMEIDA PEREIRA
Steffany Almeida da Silva , Waleska Vasconcellos Brito
A realização do 1º COLÓQUIO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS sob tema: “Desafios da formação do pedagogo e sua atuação nas aulas de Matemática” justifica-se em função da constante necessidade de reflexões sobre o ensino de Matemática e sua problemática no campo da educação infantil e anos iniciais, ao integrar as interpretações e vertentes da carência de eventos nesse contexto, para as quais possamos refletir e problematizar sobre a sua importância desde a formação do pedagogo e suas vivências ao longo da sua trajetória profissional. Um dos propósitos fundantes é, sobretudo, fortalecer o intercambio sobre o ensino de Matemática entre a formação do pedagogo e a Educação Básica, de modo particular, a Educação Infantil e Anos Iniciais, a fim de reforçar o compromisso da UFAL para com a Educação pública de Alagoas e o desenvolvimento de práticas educativas para o ensino de Matemática tendo como ênfase o desenvolvimento dos alunos nesta área do conhecimento, seja nos aspectos intelectuais, cognitivos e principalmente os atitudinais.
Comissão Organizadora
Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de resumo expandido (máximo 3 páginas) conforme template.
Cada inscrição no evento dar direito a inscrever dois trabalhos seja como autor ou co-autor.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.
Serão publicados nos anais do evento, somente os resumos expandidos que foram apresentados presencialmente no Colóquio, e que todos os autores e co-autores estejam inscritos no evento e com pagamento realizado.
O conteúdo apresentado nos resumos expandidos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.
Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.
De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.
Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.
Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:
Sobre os Eixos Temáticos...
1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática
Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.
2. Formação de professores para o ensino de Matemática
Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
3. Avaliação em Educação Matemática
Ementa: Neste eixo incluem-se investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga escala (Prova Brasil, PISA, etc.).
4. Ensino de Matemática na educação inclusiva
Ementa: Este eixo tem como foco explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes no ensino de Matemática, entre as quais destacam-se: estudos associados aos processos de aprendizagem matemática de pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social.
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Comissão Científica
Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Catharina Adelino de Oliveira (SEMED/Maceió)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Ms. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Profa. Ms. Eliane Ramos da Rocha Lins (SEMED/Maceió)
Prof. Dr. Elton Casado Fireman (CEDU/UFAL)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Prof. Dr. José da Silva Barros (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Juliane dos Santos Medeiros (SEE/AL)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral (UFRRJ)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Mirian Correa da Silva (SEMED/Maceió)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Profa. Ms. Natalya Moacyr Bittencourt (FAT/AL)
Prof. Ms. Raphael Oliveira de Freitas (IM/UFAL)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (UFAL/Arapiraca)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Viviane de Oliveira Santos (IM/UFAL)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática - GPTPEM
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro de Educação - CEDU
Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins
CEP: 57.072-900
E-mail: gptpem.al@gmail.com
Essa foi a primeira edição do evento em 2019.