Este simpósio propõe uma discussão em torno de propostas de crítica literária que questionem discursos masculinistas e ocidentalizados, através do estudo de textos literários brasileiros e africanos de autoria feminina, considerada em suas manifestações plurais. Essas propostas integram uma disputa maior, pelo reconhecimento pleno das literaturas de autoria feminina no “mapa de ausências” (DALCASTAGNÉ, 2012) dos sistemas literários, enquanto luta da qual fazem parte escritoras, coletivos feministas, universidades e mercado editorial, bem como os grupos de leitura de mulheres, além das políticas públicas, a exemplo das leis 10.639/03 e 11.645/08. O diálogo da literatura brasileira com os textos africanos é construtivo, haja vista que a produção africana de autoria feminina também pode representar este espaço de ausências frente à visibilidade da autoria masculina (LEITE & LAISSE, 2018). Todos esses movimentos abrem espaço para proposições de crítica literária afinadas com representações da diferença do ponto de vista étnico e de gênero; ainda, sobretudo, propiciam a construção de uma crítica que incorpore essas diferenças (HALL, 1998; MBEMBE, 2017) na proposição de pontos de vista que subvertam noções ou expectativas acerca das construções dos papéis de gênero nas sociedades (SPIVAK, 1997; MATA & PADILHA, 2018; HOLLANDA, 2019; KILOMBA, 2019). Desse modo, o simpósio propõe um diálogo entre diversas teorias de gênero com estudos que contribuam para a construção de uma crítica que, desvencilhada de uma abordagem falocêntrica, volte-se à genuína expressão das subalternidades e aos múltiplos agenciamentos das identidades nas produções de autoria feminina brasileira e africana.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica