JO MARCH E AUTORIA: UMA ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO LITTLE WOMEN (2019)

  • Autor
  • Fernanda Martins Ferreira de Araujo
  • Resumo
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    A presente comunicação tem como objetivo discutir como o romance Little Women (ALCOTT, 2014) foi adaptado por Greta Gerwig no filme homônimo em 2019. O romance de Alcott constrói a personagem Jo March como uma representação da autoridade feminina no campo literário e das dificuldades enfrentadas por escritoras nos Estados Unidos do século XIX (SHOWALTER, 2009). Apesar do desejo da agência literária estar no cerne da personagem, as adaptações anteriores não englobam o processo de sua escrita, deixando-o apenas como o seu motif. Com base nas teorias do cinema (BORDWELL, 1989; DE LAURETIS, 1982; MCCABE, 2004), percebemos Gerwig centraliza as questões de autoria e gênero em sua narrativa, conduzindo sua história por meio da jornada de autoridade de Jo March. Além disso, devido ao caráter autobiográfico da obra (RIOUX, 2018), a diretora-roteirista idealiza estilisticamente Jo March enquanto L.M. Alcott, trançando um paralelo entre ficção e não-ficção. Inferimos, portanto, que a adaptação de Gerwig, enquanto atividade interpretativa e criativa, expande os pontos-centrais da discussão da autoria e do gênero vistos em Alcott, atualizando os discursos a fim de apresentar uma nova leitura do romance em que Jo e Alcott se tornaram uma.

  • Palavras-chave
  • Autoria Feminina; Adaptação cinematográfica; Literatura Estadunidense; Estudos de Gênero
  • Área Temática
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

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