Historicamente, mulheres passa(ra)m por exclusões e silenciamentos, como o de cânones literários. Cada vez mais, reconhecemos a importância da crítica literária e de espaços vários (como os de clubes de leitura) para que vozes de escritoras sejam mais conhecidas, lidas, recomendadas e também estudadas na academia.
Pensando-se no tempo contemporâneo tão marcado por deslocamentos, que podem ser físico-geográficos ou de ordem subjetiva, a partir de crises diversas (climáticas, econômicas, políticas, etc.), percebe-se um grande número de obras escritas por mulhers que abarcam essas questões, sob um viés que privilegia espaços gendrados e relações de gênero.
Propomos neste simpósio a discussão de como deslocamentos podem influenciar as trajetórias de personagens mulheres em obras escritas por mulheres. Ao pensarmos em deslocamentos, enfatizamos o conceito de “lugar” na perspectiva da conotação de lar, identificação. O (des)locar-se, por conseguinte, remeteria a rupturas de estabilidades, ainda que momentâneas, nas políticas identitárias das perosnagens representadas,
São bem-vindas neste simpósio, portanto, propostas que abarquem identidade e deslocamento à luz de estudos de gênero e feministas, em obras de expressão inglesa escritas por mulheres, que sejam ambientadas no hoje ou no amanhã (como em distopias).
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica