Autora: ANA PAULA CABRERA, CPF: 09268674823, Mestre em Letras Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria- RS (PPGL-UFSM), atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria- RS (PPGL-UFSM).
RESUMO: Retratar a história como ciência humana e o esquecimento como dimensão da condição histórica de humanos que somos, é o que faz Luisa Carnés (1905-1964), uma escritora madrilenha silenciada pelo franquismo por mais de quarenta anos. Exploramos o papel da memória e do testemunho nas obras de Carnés considerando o testemunho como uma extensão da memória tomado em sua fase narrativa que atravessa e alimenta a história, uma vez que os textos memorialísticos, principalmente os escritos por aqueles que nos primeiros meses do ano de 1939 abandonaram a Espanha, sobrevivendo entre a angústia e o desespero, nos permitem observar os testemunhos diretos de uma das grandes tragédias da história da Espanha. Luisa Carnés em De Barcelona a la Bretaña Francesa (2014) entrevê esse caráter seletivo da memória coletiva e individual em contos como: “Se oyen los cañones enemigos”; “Aviones sobre la carretera de Francia”, Carnés discorre sobre as experiências vividas de modo que a fronteira entre a memória– vista como objeto de história, e a memória efetiva permaneçam interligadas, isso porque, as narrativas realizadas pelos sobreviventes de acordo com Paul Ricoeur (2016) pertencem à história como fenômenos culturais onde a memória é instruída pela escrita e pela leitura.
Palavras-chave: Luisa Carnés, Literatura, Memória, Testemunho.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica