A ESCRITA HÍBRIDA DE HISTÓRIA E FICÇÃO DE AUTORIA FEMININA: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DO PASSADO DA AMÉRICA

  • Autor
  • Amanda Maria Elsner Matheus
  • Co-autores
  • Tatiane Cristina Becher
  • Resumo
  • A escrita da história foi, por séculos, reduto masculino, ocupado por privilegiados homens que tiveram acesso à instrução e eram contratados pelo poder para registrar os eventos de cada reinado. Assim se deu na América, cujo passado foi escrito pelos conquistadores europeus a serviço dos monarcas a quem serviam como cronistas. Tal configuração unilateral da história da América tem levado muitos romancistas americanos a revisitar o passado e a reescrever episódios marcantes de cada nação sob diferentes perspectivas. Essa releitura da história pela ficção é ainda mais significativa quando feita por uma das parcelas excluídas dos discursos oficiais, como é o caso das mulheres. Neste contexto, verificamos como a escrita híbrida contemporânea de autoria feminina tem se ocupado do passado americano, conferindo-lhe inusitadas visões, múltiplas perspectivas e inquietantes possibilidades de leituras. Algumas dessas escritas femininas no universo literário latino-americano que apresentamos em nossa análise são: Lucía Miranda (1860), de Eduarda Mansilla, reeditada por María Rosa Lojo em 2007; Desmundo (1996), de Ana Miranda; Amores insólitos de nuestra historia (2001), de María Rosa Lojo; com Inés del Alma mía (2003), de Isabel Allende; Anacaona: Golden Flower, Haiti 1490 (2005), de Edwidge Danticat; Malinche (2006), de Laura Esquivel. Para isso, baseamo-nos em pressupostos teóricos de estudiosos como Ciplijauskaité (1994), Cunha (2004), Guerra (2007) e Fleck (2017).

  • Palavras-chave
  • ressignificações do passado, narrativas de autoria feminina, romance histórico, personagens femininas, “descobrimento” e colonização da América.
  • Área Temática
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

Comissão Organizadora

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Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
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