A VOZ SENSUAL: A CONDIÇÃO FEMININA NA LÍRICA DE GILKA MACHADO

  • Autor
  • Caroline Buratti David
  • Resumo
  • Considerada a primeira mulher nua da literatura brasileira, Gilka Machado carrega na sua escrita marcas de modernidade como forma de expressar a condição da mulher no século XX. Ela encontra em formas fixas, como o soneto, o meio adequado para subverter a temática e, assim, expor o seu eu-lírico feminino que toca o corpo e a alma através de uma voz sensual. A marca moderna surge a partir da temática que pouco comunica o fim da década de 1910, quando publica sua primeira obra Cristais Partidos, em 1915. O seu livro de estreia, responsável por destinar a Gilka o título de matrona imoral, é recheado de descobertas, tentativas e exposição de um eu feminino que se encontra aprisionado e oprimido pela sociedade de seu tempo. O que se tem é a busca pelo reposicionamento da mulher na sociedade a partir do seu papel como agente social e individual, de modo a reconhecer sua potência. O resgate da escrita gilkiana traz uma mulher que foi bastante moderna a seu tempo e contribuiu para a construção de um espaço mais confortável a presença da mulher, de modo a quebrar alguns preconceitos e permitir que o reconhecimento um dia venha, mesmo que póstumo.

  • Palavras-chave
  • Poesia brasileira, Gilka Machado, Lírica, Sensualismo.
  • Área Temática
  • 5 - Mulheres que escrevem
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

Comissão Organizadora

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Critica Feminista
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